Pular para o conteúdo principal

GRAFFITI & QUADRINHOS- muita história pra contar!

RESENHA: TINTA FRESCA : DESTINO TRAÇADO – HQ 
por Adriano Leonardo
Editora: Produção Independente - DAILY COFFEE COMICS
Autores: Digo Freitas e Vinicius Gressana
nº de páginas: 112 páginas
Lançada em : SETEMBRO DE 2016

SINOPSE: História conta os conflitos emocionais de um adolescente de 17 anos, talentoso com as artes visuais, que terá que enfrentar seus medos e angústias familiares mal resolvidas e aprender a usar um misterioso dom sobrenatural que transforma o que ele produz visualmente, em realidade concreta.
                A temática do Graffiti é explorada em uma história em quadrinhos como a característica que mais define um artista rebelde, tendo como personagem principal, um adolescente negro, chamado Ícaro.
                Graffiti nos quadrinhos não é novidade, temos boas referências antigas, como o personagem Grafiteiro, de Laerte e também como produção editorial alternativa, a revista GRAFFITI - 76% QUADRINHOS ( que publicou gente do Brasil inteiro, incluindo o autor maranhense Bruno Azevedo), mas TINTA FRESCA é a prova de que ainda há muito o que se explorar com o tema.  
                O Antropomorfismo (caracterizando personagens que são mistos de humanos e animais)  foi usado como um  recurso estético que reforçou a personalidade dos vilões e  quebrou muito a monotonia visual que a história teria se os autores não o tivessem adotado.
                O fato da HQ ter sido feita a quatro mãos, deixou uma quebra de estilo no desenho que não contribuiu ao ritmo sequencial da narrativa. Fato que é notado principalmente na linha que separa os quadrinhos um do outro (pg.53 para a pg.54). Talvez, ficaria melhor se fosse dividido em capítulos. Mas isso é um padrão comercial e TINTA FRESCA é quadrinho alternativo e o que vale aqui é a iniciativa, pois essa é a primeira Grafic Novel que essa dupla fez. Além do mais, Digo Freitas e Vinicius Gressana compartilharam muito do processo de produção da HQ em redes sociais - o que é muito louvável, com detalhes da arte final feita a pincel nas páginas feitas pelo Digo.
                Já houve quem interpretasse em outra resenha na web, que a personagem coadjuvante Natália, pelo fato de ser gordinha, cabelo curto e participar da pancadaria da história é homossexual. Mas em nenhum momento os autores deixam isso evidente. Pelo contrário, o desenho da personagem transmite uma feminilidade e sensualidade na personagem que deixou as cenas de pancadaria muito mais engraçadas. Mas cada um interpreta a obra como quer.
                O livro contém participações especiais de outros artistas como Mario Cau, em um prefácio apaixonadíssimo por HQ nacional e mais 10 artistas convidados que desenham versões dos personagens da História.(Will Leite, Herbert Berbet, Raoni Marqs, Chairim Arrais, Fabio Coala, Caio Yo, Wesley Samp, Leonardo Maciel, Rafael Marçal e Yoshi Itice)
                A obra tornou-se possível de ser realizada através do site de financiamento coletivo Catarse, onde as pessoas podem contribuir financeiramente para levantar os custos de produção e receber o livro pelo correio.
                Em rede social, já vi o Digo Freitas comentar algo sobre o roteirista de TINTA FRESCA 2, mas a última página deixa a entender realmente que a obra terá uma continuidade. De qualquer forma, o quadrinho nacional poderá continuar com o nosso apoio, pois esse também é o nosso destino traçado!

Quem quiser adquirir o livro Tinta Fresca acesse o link: http://digofreitas.com/loja/

Para saber mais, veja a exclusiva ENTREVISTA: 9 QUESTÕES PARA DIGO FREITAS para o esse Blog.

Comentários

CLICA EM CIMA DE CADA REVISTA DIGITAL